Eduardo Aires e INCM ganham prémio de design Graphis Silver

O designer português Eduardo Aires ganhou, com a moeda “Idade do Ferro e do Vidro”, o prémio Graphis Silver, uma publicação norte americana, de referência mundial que promove os melhores projetos nas áreas de publicidade, design, ilustração e fotografia.

A INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda tem o prazer de comunicar que o Studio Eduardo Aires foi distinguido com o prémio Graphis Silver, na categoria Print/Product Design, pelo projeto que desenvolveu para a moeda de coleção cunhada pela Casa da Moeda alusiva à “Idade do Ferro e do Vidro”. Trata-se de uma moeda emitida em 2017, da Série referente aos mais importantes movimentos artísticos das diferentes Idades da Europa.

Ao criar esta moeda, Eduardo Aires inspirou-se na entrada do antigo Palácio de Cristal, no Porto, construída em vidro, granito e ferro, e que foi inaugurada no ano de 1865 e demolida em 1951.

A moeda portuguesa galardoada exibe o bordo serrilhado, diâmetro de 30 mm tem o valor facial de 5 euros, tendo como limites de emissão, 7 500 exemplares em prata; 2 500 exemplares em ouro, ambas em acabamento proof, e 60 000 moeda em Cuproníquel de acabamento normal.

Esta moeda destaca-se ainda por ser a primeira, a nível nacional, a trazer uma novidade numismática, que procura recriar a ampla utilização do ferro e do vidro na arquitetura do século XIX, através da utilização, nas versões proof, de dois materiais distintos – o metal e o acrílico, usando uma tecnologia desenvolvida internamente, pelos técnicos da Casa da Moeda.

Fonte: www.incm.pt