Museu Casa da Moeda no XXXV Congresso da FIDEM

O Canadá foi, pela primeira vez, o anfitrião escolhido para o XXXV Congresso Internacional de Medalhística da FIDEM, que decorre entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2018. O tema das atividades deste ano é o centenário da conquista do direito de voto feminino. Como membro da FIDEM, o Museu Casa da Moeda participa no evento na secção Her-Story I: Women on Medals, com uma comunicação alusiva à representatividade das mulheres na medalha portuguesa, proferida por Maria João Gaiato, delegada nacional, que modera também a secção Her-Story II: Women on Medals, bem como com a presença de Ana Pereira, tesoureira. Entre os escultores portugueses presentes, encontram-se Hugo Maciel e Baiba Sime, colaboradores da INCM, e Ana Catarina Mendes e Beatriz Mónica, estudantes bolseiras. Para marcar o evento foi concebida a exposição Women and Women in the Natural Sciences, que visa, através de uma mostra composta por mais de 700 peças de arte oriundas dos 40 países membros da FIDEM, falar sobre o papel das mulheres na sociedade atual. O evento termina com um jantar em que José Teixeira será galardoado com o BAMS Struck Medal Award, pela sua medalha CANTE World Heritage, considerada como melhor medalha em 2017.

O programa pode ser consultado aqui

Fonte: fidemcanada2018.com