O Museo Arqueológico Nacional, em Madrid, acolhe entre 3 e 5 de março de 2026 o Congresso Internacional «¿Quién gobernó el mundo? La reina Urraca y sus contemporáneos a principios del siglo XII». O evento marca os 900 anos da morte da rainha Urraca de Leão-Castela (1079/80-1126), focando-se no exercício do poder e na sua expressão material durante o primeiro quarto do século XII.
O congresso reúne investigadores que analisam o reinado de Urraca em paralelo com outros governantes coetâneos, com o objetivo de contextualizar a sua ação política. Além das fontes textuais, serão estudados objetos de arte e cultura material associados à governança da época, como moedas, selos, têxteis, manuscritos, ourivesaria, escultura e arquitetura. A atenção recai especialmente sobre peças e documentos que evidenciem redes de contacto e intercâmbio cultural a longa distância, elementos considerados centrais na construção de poder e autoridade no período.
A iniciativa pretende esclarecer o contexto alargado do reinado de Urraca, através da comparação com os seus pares e da análise das manifestações concretas do seu governo. O programa decorre nas instalações do Museo Arqueológico Nacional, na rua Serrano, 13, em Madrid.
Para mais informações consulte o sítio.