No arranque do ciclo de debates que assinala os 50 anos do ICOM Portugal, somos convidados a refletir sobre o papel fundamental das associações de profissionais de museus no desenvolvimento da museologia, na defesa da ética profissional, na promoção da formação contínua e na construção de redes colaborativas.
Este primeiro debate será uma oportunidade para revisitar o percurso histórico das associações de profissionais de museus, refletir sobre o seu impacto e pensar em conjunto sobre o seu papel no presente e no futuro. Será na terça-feira, 23 de setembro, pelas 19h00.
Com uma história marcada pelo ativismo, pela representação setorial e pela afirmação dos museus como instituições ao serviço da sociedade, estas associações têm sido espaços essenciais de mobilização, de partilha e de construção de pensamento crítico. Mas que relevância têm hoje? Que novas formas de organização e atuação se desenham num setor em transformação? E como podem estas estruturas responder aos desafios da precariedade, da renovação geracional, da digitalização ou da descolonização?
Os oradores convidados são:
. Ana Alves Pereira, BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação
. Elis Marçal, ARP – Associação Profissional de Conservadores-restauradores de Portugal
. João Neto, APOM – Associação Portuguesa de Museologia
. Luís Raposo, AAP – Associação dos Arqueólogos Portugueses
. Patrícia Brum, ICOMOS – Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios
A moderação estará a cargo de David Felismino, ICOM – Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Museus.
A participação é gratuita e não carece de inscrição prévia. Acesso à sessão aqui.