O próximo congresso da FIDEM terá lugar na Coleção Estatal de Antiguidades (Antikensammlung) em Königsplatz, Munique, de 15 a 18 de outubro de 2025. A exposição estará patente de 15 de outubro de 2025 a 31 de janeiro de 2026.
Convocam-se os interessados em submeter propostas de comunicações sobre todos os aspetos da arte medalhística, tanto históricos como contemporâneos, centradas no tema «Our Myths, Our Roots» (Nossos Mitos, Nossas Raízes).
As comunicações devem ser apresentadas em inglês ou francês. A duração de cada palestra será de 20 minutos, após os quais haverá 5 minutos para discussão.
Todas as apresentações multimédia devem ser preparadas com recurso a software informático de apresentação. Não estarão disponíveis projetores de diapositivos ou retroprojetores e não é permitido utilizar o seu próprio computador portátil. O local da conferência fornecerá computadores e projetores para as apresentações em PowerPoint.
O prazo para apresentação de propostas termina a 17 de março de 2025.
Paralelamente decorrerá a exposição de medalhas da FIDEM entre 15 de outubro de 2025 a 31 de janeiro de 2026, sob o mesmo tema do Congresso.
Os artistas interessados devem preencher e enviar, em formato Word, dois formulários: o Formulário de Informação Geral e o Formulário de Submissão de Medalha, com o nome da medalha devidamente identificado. Além disso, será necessário preencher, assinar e enviar uma Declaração de Direitos de Autor. Os ficheiros devem depois ser enviados até dia 23 de fevereiro para o endereço de e-mail joaobernardo.fidem@icloud.com.
As fotografias das medalhas submetidas devem ter as seguintes especificações: 300 dpi, formato JPEG, TIFF ou PNG, com fundo transparente ou branco. A entrega das medalhas será feita na secretaria da Sociedade Nacional de Belas Artes, de 24 a 28 de fevereiro, durante o horário de funcionamento da instituição.
O júri nacional de seleção será composto por representantes de várias instituições, como o Museu Calouste Gulbenkian, a Imprensa Nacional Casa da Moeda, a Sociedade Nacional de Belas Artes, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e a Academia Nacional de Belas-Artes.
Os membros da FIDEM poderão expor sem custos, podendo submeter pelo menos uma medalha, sendo possível o júri selecionar mais do que uma. Já os não-membros deverão pagar uma taxa de 40€ por medalha, caso a sua proposta seja aceite.
Mais informações aqui.