INCM Reforça Compromisso com a Educação e Cultura

No passado dia 19, ao final da tarde, a biblioteca da Imprensa Nacional acolheu um grupo de alunos do mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, acompanhado pelo Professor Doutor Carlos Vargas. Nesta sessão os participantes tiveram oportunidade de explorar diferentes dimensões do património da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).
A primeira parte da sessão foi assegurada por Inês Queiroz, que apresentou o património histórico e cultural da INCM, designadamente o acervo editorial e gráfico à guarda da biblioteca, bem como o património documental. Durante a sessão, os alunos tiveram também oportunidade de interagir com objetos históricos como uma pedra litográfica, caracteres móveis e matrizes de gravura.
A segunda parte da atividade, conduzida por Susana Domingues, teve um caráter mais prático, centrando-se nos propósitos e atividades do Museu Casa da Moeda e no seu acervo museológico. Os alunos foram convidados a analisar uma peça da coleção e a refletir sobre estratégias de valorização e disseminação deste património.  
Esta iniciativa desafiou os alunos a refletirem sobre a importância da preservação e divulgação do património a partir do legado histórico e cultural da INCM. A INCM reforçou, assim, o seu compromisso com a educação e a cultura, promovendo um espaço de reflexão sobre a história de Portugal.