Apresentação da moeda comemorativa «Equipa Olímpica Portugal 2024»

No passado dia 4 de julho, foi apresentada a moeda comemorativa «Equipa Olímpica Portugal 2024» que evoca a participação portuguesa nos XXXIII Jogos Olímpicos que vão decorrer em breve em Paris. A moeda foi produzida pela Casa da Moeda em parceria com o Comité Olímpico de Portugal. No seguimento de outras moedas comemorativas incluídas no plano numismático de 2024, esta será também uma peça marcante nas coleções de numismática. Não só pela mensagem inerente ao design da autoria da escultora Rita Margarida, que se destaca pelo coração formado por figuras estilizadas, simbolizando a união entre as pessoas, os ideais olímpicos e a honra da representação de Portugal, como ainda pela estética da própria moeda que em acabamento especial proof reflete no uso da cor a tradição artesanal portuguesa. Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, vão decorrer entre 26 de julho a 11 de agosto de 2024, com a realização de 329 eventos em 32 modalidades desportivas e conta com a participação de 206 Comités Olímpicos Nacionais, incluindo a Equipa Olímpica de Refugiados. A moeda, apresentada nas instalações do Museu do Dinheiro, em Lisboa, contém o valor facial de 2€ e teve uma emissão limitada a 500 mil unidades com acabamento normal, 10 mil exemplares com acabamento especial BNC e 10 mil unidades com acabamento especial proof, estas últimas com a inserção de cor. Grandes sucessos para todas e todos os participantes.