Notícias da FIDEM

A Delegação Portuguesa da FIDEM (Federação Internacional da Medalha de Arte) acaba de nos enviar as notícias das atividades realizadas no primeiro semestre de 2024. Várias exposições, edições de medalhas e outros projetos, entre diversas novidades, foram assim divulgadas aos membros da comunidade medalhística.

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril foram inauguradas, entre outras, as exposições «A Medalha e o 25 de Abril – 50 Anos», no Centro Internacional de Medalha Contemporânea (CIMC), no Seixal, e «A Medalha e o 25 de Abril», no Espaço Volte Face - Medalha, no Museu Municipal do Crato.

Foram ainda editadas diversas medalhas comemorativas referentes ao mesmo tema, como a do Município do Crato, da autoria do Escultor João Duarte, a Medalha Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril do Município do Crato, e a da Associação 25 de Abril (A25A), com produção da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, da autoria do Escultor José Aurélio, Medalha comemorativa dos 50 anos de Abril 1974-2024 — A25A.

As atividades relacionadas com a arte da medalha também estão presentes junto do público mais jovem, quer na exposição dos alunos da Escola Artística António Arroio, em Lisboa, que comemora o 10.º Aniversário da sua participação no International Medallic Project com uma exposição retrospetiva, quer nas aulas de introdução à medalhística apresentadas pelos Escultores Vítor Santos e João Duarte, que decorreram no Seixal, em Aljustrel e na Escola Secundária de Castro Verde.

Entre outras ações apresentadas, a Delegação Portuguesa da FIDEM inicia em breve os preparativos para a sua participação no Congresso Internacional da instituição, que se vai realizar em Munique, no próximo ano de 2025.