Menção especial ao "Sou o Lince Ibérico"

No âmbito da atribuição da 21.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração, deliberou o júri da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas atribuir hoje o Prémio à obra de Fátima Afonso, pelo conjunto de ilustrações do livro Sonho com Asas, com texto de Teresa Marques, publicado pela editora Kalandraka. Pelas ilustrações da obra Sou o Lince Ibérico, editada, com texto de Maria João Freitas, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda/Museu Casa da Moeda, Tiago Albuquerque e Nádia Albuquerque receberam uma menção especial. Lê-se no Comunicado à Imprensa: "No que respeita à obra Eu sou o lince-ibérico, o júri salientou a importância do investimento nas obras de divulgação de cariz científico dirigidas aos mais jovens, não descurando uma componente estética. Os ilustradores recuperam o uso do poster como tributo à adolescência, dando nova função à sobrecapa. Este livro integra uma coleção inovadora em que a INCM aposta na aproximação aos leitores mais novos, com especial cuidado no rigor do texto e da ilustração com a qual o júri se congratula."