A Moeda do 25 de Abril é a Moeda Comemorativa INCM Mais Votada Do Ano 2019

Com um total de 88 152 votos, a moeda comemorativa de 2019 eleita para o primeiro lugar foi a moeda cunhada em comemoração do 45.º aniversário da «Revolução dos Cravos», a 25 de abril. Uma moeda policromada na sua versão Prata Proof, assinada pelo escultor José Aurélio.

 

O segundo lugar é ocupado pela moeda da série Europa, Idades da Europa – Renascença, com 29 921 votos e na terceira posição está O Mar, a moeda desenhada pela aluna do 3º ciclo Escola Básica João Afonso, em Aveiro, Ísis Martins no âmbito do concurso Desenhar a Moeda, com 3526 votos.

Seguiram-se na classificação as moedas Circum-navegação de Fernão de Magalhães – moeda corrente, O Lobo-Ibérico, O Alcar-do-Algarve, Fernão de Magalhães – Partida 1519, Joaquim Agostinho, Madeira e Porto Santo e por fim a moeda dedicada a Carrilho da Graça.

 

Em 2019 a Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM) dedicou um sítio na internet às suas 10 moedas comemorativas, com o objetivo de divulgar não só as moedas comemorativas de 2019, mas também as dos 3 anos anteriores, acompanhadas com textos explicativos das peças e a biografia dos seus autores.

Pode visitar o sítio em moedascomemorativas.pt.