A Igreja de Santa Engrácia no Campo de Santa Clara: os Tempos do Lugar

Assinalando os 450 anos da criação da nova paróquia de Santa Engrácia, por desejo da infanta D. Maria, a exposição “A Igreja de Santa Engrácia no Campo de Santa Clara: os Tempos do Lugar” traça a história dos vários tempos da Igreja de Santa Engrácia e do Campo de Santa Clara.

A exposição inclui peças originais pertencentes a alguns dos mais importantes museus, palácios e monumentos portugueses, entre os quais o Museu Casa da Moeda, que se associa através do empréstimo de uma série de insígnias da confraria que contêm o mote “Louvado seja o Santíssimo Sacramento” (MCM 1, 1850, 2476, 2925, 2926, 2927, 2928, 2930).

Estas insígnias foram feitas em memória do desagravo pelo desacato feito nesta igreja, na noite de 15 para 16 de janeiro de 1630, e mostram o Santíssimo Sacramento, o Sagrado Coração de Jesus e a Cruz da Ordem de Cristo.

Para visitar nas salas de exposição, no coro alto e na nave central do Panteão Nacional, em Lisboa, até 1 de março de 2020.