Últimos dias para apresentação de artigos para a Revista M n.º 2 (2019)

Até ao dia 31 de julho pode submeter o seu artigo inédito sobre Numismática, Medalhística ou Notafilia para publicação no número 2 (2019) da Revista M, a revista digital do Museu Casa da Moeda. Nela se publicam textos originais que incorporem contributos relevantes para a investigação em Numismática, Medalhística e outras ciências. Os trabalhos publicados pautam-se pelos mais elevados padrões de exigência e rigor científico.

A Revista M é uma publicação de acesso aberto e periodicidade anual. Os originais enviados para publicação podem apresentar-se sob a forma de artigos, notas de investigação, estados da arte, recensões ou notícias. Os originais devem ser redigidos em português segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, mas também se aceitam contribuições em inglês. Os originais devem ser apresentados em letra Times New Roman, com texto justificado e datilografado a letra 12 (corpo do texto) e 10 (notas de rodapé), com espaçamento 1,5. A extensão dos textos não deve ultrapassar as 15000 palavras (artigos, notas de investigação e estados da arte), 2500 palavras (recensões) ou 500 palavras (notícias). São permitidas imagens a cores.

Os originais devem ser enviados em formato digital editável (ficheiro Word) para o e-mail museucasadamoeda@incm.pt, ao cuidado do editor da revista.

Os originais apresentados como artigos, notas de investigação ou estados da arte devem conter obrigatoriamente os seguintes elementos:

– Título;

– Nome(s) do(s) autor(es);

– Filiação institucional do(s) autor(es);

– Endereço eletrónico do(s) autor(es);

– Resumo do artigo (máximo de 200 palavras), na língua do texto e numa segunda língua (português/inglês);

– Cinco palavras-chave, na língua do texto e numa segunda língua (português/inglês);

– Bibliografia final, com todos os títulos citados.

Os comentários ao texto e as referências bibliográficas de apoio ao texto devem ser remetidos para notas de rodapé, aconselhando-se, nestes casos, a existência de notas concisas.

Todos os originais são submetidos a leitura prévia pelo conselho editorial da revista, e, nos casos dos artigos, das notas de investigação e dos estados da arte, também por um revisor da especialidade, que emite um parecer positivo ou negativo à sua publicação. Os autores dos originais podem ser convidados, sempre que o parecer o justifique, a refazer parcialmente os seus textos em prazo estipulado, de forma a que estes se enquadrem nos padrões de qualidade da revista. Os originais não são devolvidos aos autores. Os editores reservam-se o direito de publicar ocasionalmente textos de elevado interesse sem os submeter ao processo de arbitragem científica.

Os autores dos textos publicados devem estar cientes de que os respetivos leitores podem ler, descarregar, imprimir, distribuir ou referir os textos noutros locais, sem autorização prévia dos editores ou dos autores, desde que devida e corretamente citados.

Os editores da revista não se responsabilizam por quaisquer infrações à lei que decorram da publicação dos originais recebidos, nomeadamente no que respeita aos direitos de autor sobre os textos e as imagens enviados para publicação, que são da inteira responsabilidade dos autores dos originais.