Moeda de coleção comemorativa «O Mar» apresentada em Aveiro

A moeda de coleção comemorativa «O Mar – série Desenhar a Moeda», desenhada pela jovem estudante aveirense Ísis Martins, foi apresentada no Edifício da Antiga Capitania do Porto de Aveiro, no passado dia 7 de maio.

Esta moeda resulta da 2ª edição do concurso infantojuvenil Desenhar a Moeda, uma iniciativa promovida pela INCM, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, com o objetivo de sensibilizar o universo escolar para a riqueza cultural, patrimonial e artística da moeda.

Subordinada ao tema “O Mar”, a iniciativa contou com a participação de mais de 800 alunos, do 2.º e do 3.º ciclo do ensino básico, de 7 Agrupamentos de Escolas do Município de Aveiro, entre os quais Ísis Martins, autora do desenho vencedor.

Na moeda «O Mar», a jovem autora, aluna da Escola Básica João Afonso, evocou um drama que continua marcar a atualidade internacional e que é vivido pelos refugiados a bordo de frágeis e sobrelotadas embarcações, proclamando, com o natural otimismo dos seus 12 anos de idade, que “O Mar Salva”.

Além da autora, na sessão de apresentação estiveram também Maria Margarida Lemos, professora que acompanhou o trabalho de Ísis e restantes colegas de turma, Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM, que sublinhou a singularidade desta moeda: «o Mar da Ísis é um mar diferente: vem do Mediterrâneo até Aveiro, para abraçar, para salvar, para acolher e para integrar. O mar salva é, assim, um mar de esperança e de futuro».

A moeda «O Mar» possui o valor facial de cinco euros e conta com uma emissão limitada a 2500 exemplares em prata com acabamento proof e 40 000 unidades em cuproníquel com acabamento normal.

Fonte: incm.pt