Vote na sua moeda preferida do Plano Numismático 2019 da INCM

Da INCM saem as moedas que usamos no dia a dia, mas também aquelas que celebram os acontecimentos, as personalidades e os valores que compõem a cultura e identidade de todos os portugueses – as moedas comemorativas.

As moedas comemorativas podem ser correntes, ou seja, em tudo idênticas às moedas de euro em circulação que usamos diariamente em pagamentos, mas com uma face nacional diferente, alusiva a uma comemoração; ou podem ser de coleção, isto é, moedas com caraterísticas visuais e dimensões completamente distintas das moedas correntes.

As moedas de coleção comemorativas têm ainda a particularidade de poder ser cunhadas em metais nobres, como o ouro ou a prata.

As moedas comemorativas, tanto as correntes como as de coleção, podem apresentar acabamento normal ou um dos seguintes tipos de acabamento especial: flor de cunho (FDC), brilhante não circulado (BNC) ou prova numismática (proof).

Para produzir algumas das mais belas e originais moedas comemorativas, muitas das quais premiadas internacionalmente, a INCM alia a arte, a técnica, a tradição e a inovação.

Para votar, visite o site moedascomemorativas.pt/. Conheça as 10 moedas que compõem o Plano Numismático deste ano e saiba tudo sobre as coleções a que pertencem.