Apresentação do Museu Casa da Moeda

Museu Casa da Moeda, projeto de museologia digital da INCM que dá a conhecer uma das mais importantes coleções numismáticas e medalhísticas do País, foi apresentado ao público na Casa da Moeda, numa sessão onde esteve presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A apresentação deste novo sítio museológico, que procura promover o conhecimento, o estudo e a conservação de um importante património histórico e cultural, constituído por mais de 35 mil moedas e 9 mil medalhas, além de diverso material bibliográfico e documental, esteve a cargo do presidente do conselho de administração da INCM, Rui Carp, e do diretor do Museu, Duarte Azinheira.

Rui Carp lembrou que o Museu, embora se apresente como novo e de olhos postos no futuro, nasceu em 1777, quando o então primeiro-ministro, o marquês de Pombal, ordenou que se guardassem todo o tipo de moedas e medalhas, dando assim início à atual coleção confiada à INCM.

Por sua vez, Duarte Azinheira, que é também responsável pela Unidade de Publicações da INCM, salientou que o Museu Casa da Moeda é um projeto inclusivo e aberto a todas as faixas etárias, acessível, gratuitamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, a partir de qualquer parte do mundo.

O Museu é um projeto de museologia digital, mas com todas as valências de um museu físico, com serviço educativo, edições próprias, loja, exposição permanente e exposições temporárias que, de acordo com Duarte Azinheira, poderão ser realizadas em parceria com outros museus.

A sessão, conduzida pelo jornalista Pedro Pinto, contou ainda com intervenções de António Carvalho, diretor do Museu Nacional de Arqueologia, e de Mário Gouveia, comissário da exposição Padrões de Poder – Moedas de al-Andalus (séculos VIII-XV), a primeira exposição temporária com a chancela do Museu Casa da Moeda e que apresenta, no átrio da Casa da Moeda, 150 moedas de ouro, prata e cobre que testemunham a presença da civilização muçulmana na Península Ibérica.

A encerrar a cerimónia, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez questão de manifestar o seu contentamento com a concretização deste projeto, que considerou exemplar, revelando que também é um entusiasta e colecionador de medalhas.