Um museu coroado e de cara nova

A Logomarca

M de Museu, M de Moeda, M de Medalha, M de Memória, M de Modernidade e M de Mint (a palavra homóloga para Casa da Moeda em inglês). M com um significado sêxtuplo na criação da marca do Museu Casa da Moeda (MCM). A letra M surge preenchida com pequenas e grandes circunferências animadas fazendo lembrar a forma geométrica das grandes protagonistas deste portal: as moedas e as medalhas. E também numa alusão clara ao 'ponto', um elemento omnipresente no universo digital.

Num processo amadurecido ao longo de vários meses, o desenho da logomarca do Museu Casa da Moeda ficou a cargo do ateliê Silvadesigners. Jorge Silva, fundador do ateliê, é também o responsável pela Coleção D editada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, uma coleção inteiramente dedicada aos designers portugueses, com enfoque especial para os contemporâneos.

Na construção e criação da marca Museu Casa da Moeda, o principal desafio foi aliar a história à modernidade. O essencial da criação formal é explicado pelo próprio designer, Jorge Silva:

A Silvadesigners criou uma identidade que tem como símbolo e elemento principal um “M” composto por diferentes circunferências que remetem para a forma geométrica da moeda. O seu desenho insere-se numa grelha quadriculada em que cada módulo pode ser preenchido por circunferências de três escalas diferentes cuja variação permite múltiplas combinações de acordo com o contexto, o suporte e o propósito da aplicação da marca. Esta versatilidade e dimensão interativa contribuem para o enriquecimento da sua identidade e reconhecimento da marca no contexto contemporâneo.

O Museu Digital

Já o desenho da página do Museu Casa da Moeda ficou a cargo dos Vivóeusébio, um coletivo de design fundado em 2006 e sediado em Lisboa e Londres, que tem desenvolvido projetos nas mais diversas áreas do design de comunicação e, mais recentemente, do design expositivo.

Em relação ao desenho do site do MCM, os Vivóeusébio explicaram que se tratava de

uma extensão da identidade criada para o Museu.

Isto é:

uma grelha dinâmica com diferentes formatos circulares, que se adapta à importância do conteúdo e formato da página.

Desta forma, a página inicial ganha dinamismo à medida que são adicionados conteúdos, com inúmeros destaques, de notícias e das secções mais importantes, que podem ainda ser filtrados por categorias.

Quisemos também dar ao visitante a possibilidade de guardar as suas moedas e artigos preferidos numa área pessoal, e partilhar essa recolha nas redes sociais, blogues e através de e-mail.

E foi aliando espírito de análise, imaginação e sensibilidade artística que nasceram a marca e o site  Museu Casa da Moeda, um projeto de Museologia Digital inovador, concebido para colecionadores, investigadores ou simplesmente cibernautas curiosos.

O Museu Casa da Moeda permite a visita:

à coleção permanente;
a exposições temporárias;
a um vasto serviço educativo;
e, ainda, a uma loja online.

Como um verdadeiro museu físico!

O MCM contempla também edições próprias. A este propósito, já saíram do prelo dois livros infantojuvenis: Cara ou Coroa? Pequena história da moeda e Sou o Lince-Ibérico, o felino mais ameaçado do mundo.

Aberto no ciberespaço 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Concebido para agradar a miúdos e graúdos, este é também um museu bilingue (português e inglês).

E agora visitável no mundo digital em www.museucasadamoeda.pt.