Visita da Faculdade de Belas-Artes ao Museu Casa da Moeda

O Museu Casa da Moeda recebeu ontem um grupo de estudantes da cadeira de Medalhística do curso de Licenciatura em Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, orientado pela Professora Andreia Ferreira. Mário de Gouveia, historiador e numismata, orientou uma visita à exposição "De Lisboa a Goa: moedas do Império Português na Ásia (séculos XVI-XVIII)", mostra que reúne um conjunto de peças cunhadas em Portugal e na Índia portuguesa entre os séculos XVI e XVIII. Os estudantes ficaram a conhecer melhor o contexto em que estas moedas foram produzidas e a importância de que se revestem como documentos capazes de nos ajudar a ler e a interpretar o passado. Uma das questões que suscitou maior interesse foi a leitura das imagens e letreiros representados nalgumas moedas de ouro, como o português e o pardau de São Tomé, batidas por D. Manuel I e D. João III, respetivamente, e hoje consideradas símbolos numismáticos dos descobrimentos e da expansão portuguesa.