Sob a chama da candeia: Francisco de Holanda e os seus livros

Será inaugurada no próximo dia 15 de novembro, pelas 18h00, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, a exposição Sob a Chama da Candeia: Francisco de Holanda e os seus Livros. Esta exposição procura celebrar a pessoa de Francisco de Holanda, ilustre humanista e vulto do renascimento português do século XVI, também conhecido pelo facto de ter concebido o desenho de algumas moedas que circularam em Portugal durante o reinado de D. João III. Enquanto instituição parceira, o Museu Casa da Moeda estará representado nesta exposição com quatro moedas de ouro do tempo deste rei: o São Vicente (MCM 4959), o Meio São Vicente (MCM 4960) e dois Pardaus de São Tomé (MCM 15876 e MCM 15877). Nestas moedas, a representação de São Vicente e São Tomé, santos ligados aos descobrimentos e à expansão portuguesa, reflete bem o gosto da época por uma arte mais realista e atenta aos valores humanos. A exposição poderá ser visitada até ao dia 16 de fevereiro de 2019.