Conheça as notas série Europa no Museu do Dinheiro

No dia 27 de outubro, o Museu do Dinheiro, situado no Largo de São Julião, em Lisboa, realiza o curso «Conhece o dinheiro que traz no bolso? Eis a Série Europa» com a duração de 120 minutos, destinado a adultos e jovens maiores de 12 anos. Os participantes poderão aprender a identificar os elementos de segurança que conferem genuinidade às notas, como as marcas táteis e procedimentos a tomar caso o contacto com uma nota suspeita. A produção, iconografia, distribuição e ciclo de vida do numerário serão outros dos temas que serão abordados durante o curso.

Esta iniciativa é gratuita mediante marcação prévia.

Iniciada em 2013, a série Europa é uma série de notas que foi colocada em circulação gradualmente ao longo dos anos. Em 2019, com a introdução das novas notas de €100 e €200, apresentadas em 17 de setembro de 2018, que entrarão em circulação em 28 de maio de 2019, completa a sua emissão.

Diferente da série de notas, a série de moedas Europa foi iniciada em 2010 com a moeda Património Arquitetónico «Terreiro do Paço» produzida pela INCM. Esta série constitui um projeto de vários países da Europa, que cunham uma moeda de coleção sob um tema comum. A mais recente emissão desta série é a moeda O Barroco, desenhada por António Marinho e lançada em maio do presente ano.

Fonte: museudodinheiro.pt