Moeda comemorativa Águia-Imperial-Ibérica com emissão prevista para outubro

A águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti) é uma das aves de rapina mais ameaçadas da Europa e está entre as mais raras do mundo. Há duzentos anos, voava sobre a Península Ibérica e o norte de Marrocos, sendo até avistada noutras regiões adjacentes do Mediterrâneo Ocidental. No início do século xx, ainda era abundante em Portugal, mas com o avançar das décadas tornou-se uma espécie cada vez mais difícil de encontrar. Perseguida por caçadores, teve de enfrentar a degradação do seu habitat natural e as epidemias que reduziram a população do coelho-bravo, a sua presa de eleição.

A INCM e o Museu Casa da Moeda, dedicam-lhe uma edição “Rainha dos Ares, a Águia-Imperial-Ibérica” e moeda comemorativa, com emissão prevista para outubro, com o valor facial de 5 euros desenhada por André Carrilho, integrada na série Espécies Ameaçadas, uma série de moedas de coleção criada pela INCM com o intuito de promover o conhecimento e a preservação das espécies em perigo da fauna e flora nacionais.

Todas as edições e moedas da série Espécies Ameaçadas têm cariz solidário, já que parte da sua receita reverte para o Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, gerido atualmente pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Pode ver a edição “Rainha dos Ares, a Águia-Imperial-Ibérica” em detalhe aqui.